top of page
alvorada.jpg

Designers:

Joaquim Tenreiro

Joaquim Albuquerque Tenreiro foi um marceneiro, projetista de mobiliário, pintor e escultor moderno. Nascido em Portugal, mudou-se para o Brasil, onde exerceu a profissão de marceneiro, herdada da família, e depois a de projetista de móveis, em diversas empresas no Rio de Janeiro, como Laubisch & Hirth. 

38.jpg

Carlo Hauner

Nasceu em Brescia, na Itália. Após estudar desenho em Milão, chegou ao Brasil com pouco mais de 20 anos. Ao lado do irmão Ernesto Hauner, comprou em 1951 a fábrica Pau-Brasil, de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, que passou a se chamar Móveis Artesanal.

69.jpg

Sergio Rodrigues

Sérgio Rodrigues. foi um arquiteto e designer brasileiro. Junto com Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, foi o pioneiro a transformar o design brasileiro em design industrial e torná-lo conhecido mundialmente. 

21.jpg

Jean Gillon

Jean Gillon foi um artista múltiplo: caricaturista, cenógrafo, escultor e pintor que se destacou como arquiteto, decorador, designer de móveis modernos e criador de tapeçarias premiadas. Nasceu em 1919, em Iasi, na Romênia onde se formou pela Faculdade de Belas Artes e de Arquitetura.

48.jpg

Lina Bo Bardi

Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, (Roma5 de dezembro de 1914 — São Paulo20 de março de 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Naturalizada no Brasil após a Segunda Guerra Mundial, ela se tornou uma das mais importantes arquitetas do país, conhecida por projetos como o complexo cultural Sesc Pompeia, em São Paulo, inaugurado em 1982, e o Museu de Arte de São Paulo (MASP), fundado em 1947.

54.jpg

Geraldo de Barros

Geraldo de Barros foi um pintor e fotógrafo brasileiro. Além da fotografia e da pintura, sua obra se estende também à gravura, às artes gráficas e ao desenho industrial.

63.jpg

Jorge Zalszupin

Jorge Zalszupin foi um arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro. Veio para o Brasil na década de 1950 depois de escapar da perseguição aos judeus na Polônia e ter cursado arquitetura na Romênia. Em 1959 fundou em São Paulo a L'Atelier, fábrica pioneira na produção de móveis em série no Brasil.

Jorge Zalszupin

Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.

16.jpg

Percival Lafer

Percival Lafer nasceu em 1936 e formou-se em Arquitetura pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Ainda jovem, no entanto, precisou assumir, juntamente com os irmãos, a empresa de móveis do pai, a Lafer. Como desenhista industrial, ganhou destaque no segmento moveleiro brasileiro, apresentando peças marcadas pela ousadia e pela originalidade. Para ele, cada projeto deveria refletir o estado da arte aplicado a idéias inovadoras. Muitos de seus projetos foram protegidos por patentes. Essa prática o levou a criar a sigla MP (de Móveis Patenteados), que passou a integrar o logotipo da empresa – que se tornou a marca MP Lafer

29.jpg

Giuseppe Sacpinelle

Giuseppe Scapinelli Scapinelli, designer de origem italiana, nascido em 1891, foi marceneiro e varejista nas décadas de 1950/1960 em São Paulo. Seu estilo é facilmente reconhecível por causa das linhas curvas e formas suaves, muito longe dos designs convencionais de seus colegas varejistas e inspirados provavelmente no design italiano dos anos 40. Suas peças são lindamente trabalhadas em madeira tradicional brasileira. Ele projetou e produziu muitas peças únicas para casas distintas em São Paulo. Scapinelli morreu em 1982.

44.jpg

Zanine Caldas

José Zanine Caldas foi um paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e arquiteto autodidata, além de também atuar como professor no Brasil e no exterior. Por seu talento incomum foi reconhecido como Mestre da Madeira. 

57.jpg
bottom of page